PANTEÃO: Aztech (Deuses Aztecas)
- Lord
- 3 de abr. de 2017
- 4 min de leitura
Deuses Aztecas/Aztech
Classificação: Deuses (Extra-Dimensionals / Immortals)
Localização / Base de Operações: Topán, o Mundo Flutuante
Membros conhecidos: Chalchiuhtlique (Deus da Água), Coatlique (Gaea), Huitzilopochi (Deus do Sol), Mictlantechuhtli (Deus dos Mortos), Ozomatli (Deus da Dança & Música), Ometecuhtli, Omecíhuatl, Quetzalcóatl (Deus do Céu), Tezcatlipoca (Deus da Guerra), Tlaloc (Deus da Tempestade), Xipe Totec (Deus da Agricultura & Sacrifício), Xochiquetzal (Deusa da Fertilidade & Flores), Xoloti (Deus do Fogo)
Afiliações: Outras raças de Deuses
Pseudônimos: Aztec Gods
Poderes / Habilidades / Traços: Todos os Teteoh possuem certos atributos físicos sobre-humanos. Eles são verdadeiros imortais que deixam de envelhecer ao atingir a idade adulta, e não podem morrer por meios convencionais. Os Têteoh são imunes a todas as doenças terrestres e são resistentes às lesões convencionais. Se um Teotl é ferido, sua força de vida piedosa irá capacitá-lo a recuperar a uma taxa sobre-humana. Levaria uma lesão de tal magnitude que incinerasse um Teotl ou dispersasse uma porção principal de suas moléculas corporais para causar-lhe morrer. Mesmo assim, pode ser possível que um deus de poder maior ou igual, ou vários deuses agindo juntos, reviva o deus falecido antes que a essência da vida do deus esteja além da ressurreição. A carne e o osso de Teteoh são aproximadamente três vezes mais densos do que o tecido humano similar, Contribuindo para a força sobrehumana dos deuses e peso. Um deus masculino médio pode levantar cerca de 25 toneladas; Uma deusa média pode levantar cerca de 20 toneladas. O metabolismo dos deuses lhes dá resistência sobre-humana em todas as atividades físicas. Muitos Teteoh também possuem poderes sobre-humanos adicionais. Por exemplo, a deusa da flor Xochiquetzal é capaz de controlar a vegetação e acalmar os temperamentos agressivos com sua mera presença. Tlazolteotl, a deusa do pecado e feitiçaria, lidera o Cihuateteo - uma tribo de espíritos femininos vampiros que morreram durante o parto. A deusa da flor Xochiquetzal é capaz de controlar a vegetação e acalmar os temperamentos agressivos com sua mera presença. Tlazolteotl, a deusa do pecado e feitiçaria, lidera o Cihuateteo - uma tribo de espíritos femininos vampiros que morreram durante o parto. A deusa da flor Xochiquetzal é capaz de controlar a vegetação e acalmar os temperamentos agressivos com sua mera presença. Tlazolteotl, a deusa do pecado e feitiçaria, lidera o Cihuateteo - uma tribo de espíritos femininos vampiros que morreram durante o parto.
História: O Teteoh (também conhecido como os deuses astecas) são uma raça de seres humanóides super-humanos poderosos que têm sido adorado pelos grupos étnicos astecas e outras pessoas Nahuatlspeaking do centro do México aproximadamente do século 6 Para o século 16 dC, embora os deuses Quetzalcóatl e Tezcatlipoca pode ter sido adorado já em 10.000 aC. A maioria dos Têteoh habita em Topán, o Mundo Flutuante, uma pequena dimensão de bolso adjacente à Terra; Um nexo interdimensional entre Topán e Terra existe em algum lugar perto de Teotihuacan (A Cidade dos Deuses, no município moderno de San Juan Teotihuacan, México). Muito pouco se sabe sobre Topán, a não ser que pareça ser construído sobre um pequeno objeto planetário. Os Teteoh foram chamados nomes diferentes por seus adoradores humanos; Por exemplo, a deusa da água era conhecida como Chalchiuhtlique para os astecas e como Matlalcueitl para os tlaxcaltecas. A adoração do Têteoh foi em grande parte suplantada pelo Cristianismo no século XVI, embora elementos da população indígena ainda invocassem ativamente seus deuses tradicionais hoje.
TIME LINE
A origem precisa do Têteo, como a de todos os panteões da Terra, está envolta em lendas. De acordo com antigos mitos, o deus primitivo Ometecuhtli e Omecihuatl (também conhecidos como Tonacatecuhtli e Tonacacihuatl, e coletivamente como o andrógino Ometeotl) são os progenitores do Têteoh principal. No entanto, não está claro se a raça Teteoh se originou na Terra, Topán, ou em outra dimensão ligada a Topán.
O deus da guerra Tezcatlipoca foi escolhido por seus pais Ometecuhtli e Omecihuatl para governar o panteão de Teteoh debaixo do Primeiro Sol. Tezcatlipoca escolheu povoar seu mundo com uma raça de gigantes poderosos mas primitivos e guerreiros, até que seu irmão e rival Quetzalcóatl, o benevolente deus do céu, terminou seu reinado enviando jaguares para matar os gigantes. Quetzalcóatl foi escolhido para governar o panteão sob o Segundo Sol; Entretanto, seu governo foi terminado quando toda a civilização foi soprada afastado por ventos grandes causados pelo Vendaval Tezcatlipoca. Tlaloc, o deus da tempestade, foi escolhido por Ometecuhtli e Omecihuatl para governar o mundo do Terceiro Sol; Mas seu tempo como líder do Teteoh terminou quando a luta continuada entre seus irmãos Tezcatlipoca e Quetzalcóatl fez o fogo chover para baixo no mundo e destruí-lo. A deusa da água Chalchiuhtlique foi escolhida para servir como régua sob o quarto sol; Mas Tezcatlipoca e Quetzalcóatl trouxeram de novo um fim ao mundo quando suas feuding continuadas resultaram em uma inundação cataclísmica.
Depois que sua rivalidade de irmãos destruiu os quatro mundos anteriores, Quetzalcóatl e Tezcatlipoca desceu mais uma vez de Topán. No entanto, tudo o que encontraram foi o infinito oceano primordial que permaneceu após o dilúvio que tinha destruído o mundo anterior. O oceano era agora habitado por um enorme monstro crocodiliano chamado Cipactli, que comia qualquer coisa que se aproximasse de suas mandíbulas com garras abertas. Percebendo que um novo mundo não poderia existir enquanto Cipactli devorasse toda a vida, Quetzalcóatl e Tezcatlipoca concordaram em colocar sua rivalidade de lado e juntar forças para lutar contra a besta. Transformando-se em uma serpente emplumada, Quetzalcóatl segurou Cipactli no lugar enquanto Tezcatlipoca, cujo pé esquerdo foi perdido na batalha, entregou o golpe mortal. Juntos, os irmãos usaram os restos de Cipactli para criar o mundo do Quinto Sol, que concordaram em governar em conjunto.
Quetzalcóatl e seu irmão Xolotl, deus do relâmpago, viajaram então para o reino de Mictlantecuhtli do deus da morte de Mictlan e roubaram os ossos deixados para trás pelos habitantes dos quatro mundos precedentes. Voltando ao reino da Terra, Quetzalcóatl colaborou com a Mãe Terrena Gaea (conhecida pelos Têteo como "Coatlique" e "Cihuacoatl") e criou uma nova raça de mortais a partir dos ossos das raças anteriores. Gaea mais tarde deu à luz o deus solar Huitzilopochtli.
Para download basta clicar na imagem! Espere os 5 segundos e clique em "Fechar Propaganda" e terá seu PDF sobre esta matéria.
Comentarios